Quem foi Emiliano Zapata?
Revolucionário mexicano, Emiliano Zapata nasceu em 8 de agosto de 1879, em Anenecuilco. Faleceu em 10 de abril de 1919, em Morelos. Era descendente de índio e branco. Na época, o México era governado por Porfírio Diaz, recebia
investimentos estrangeiros e aplicava a marginalização popular. A
situação mexicana deixava Zapata inconformado , ele sonhava em promover a
distribuição de terras para a população carente.
Foi preso após redigir o manifesto contra a ditadura de Diaz. Foi solto e passou a organizar com indígenas e camponeses, uma frente de guerrilha que ocupava e repartia as terras sob o lema “Terra e Liberdade”.
Juntou-se a Pancho Villa, guerrilheiro e ex-bandido, para combater o Exército Federal. Em 1910. O governo de Diaz fora derrubado em 1910, ocorrendo a ascensão de Francisco Madero ao poder em 1911.
No plano Ayala, Zapata pretendia derrubar Madero e promover a reforma agrária, porém relutou a se unir a Vitoriano Huerta, que assassinou Madero. Huerta assumiu o poder, mas abandonou o país em 1914, ano em que o país fora ocupado por Venustiano Carranza, do movimento constitucionalista.
Carranza promulgou a Constituição de 1917, sob novo alvo de guerrilhas por parte de Pancho Villa e Zapata. Carranza derrotou Pancho Villa e Zapata, acuado, fora assassinado pelas tropas do governo, aos 40 anos de idade.
Read Users' Comments (0)